quinta-feira, 6 de novembro de 2014

O dia do Senhor

Na sociedade de hoje muitos se deixam levar pela ganância do dinheiro, suportando cargas horárias enormes e ficando sem tempo para a sua família, será este um estilo de vida saudável para o Homem e agradável aos olhos de Deus?

Ao ler as condições de certos empregos na área das financas depareime com pessoas que trabalhavam cerca de 80-100 horas por semana, onde não tinham fins de semana, particularmente nas áreas dos bancos de investimento. Uma colega disse-me que chegou a beber 6 red bulls num dia para conseguir trabalhar! É verdade que se ganha muito dinheiro, mas para quê? Como Jesus disse: "De que serve a um homem ganhar o mundo inteiro se perder a sua vida? (Mt 16:26). Lembremo-nos que esta vida é importante, mas todos os tesouros materiais que ganhamos nela irão passar (Mt 6:19-20) e que o nosso tesouro nos diz onde está o nosso coração (Mt 6:21) e portanto nao podemos servir a Deus e ao dinheiro (Lc 16:13).



Note-se em primeiro ligar que existem muitas pessoas no mundo que são obrigadas a trabalhar muitas horas porque é a única maneira que têm de pagar as suas despesas, principalmente pais e mães que se sacrificam pelos seus filhos. Tais pessoas não devem ser criticadas, pois na realidade estão a dar a sua vida em favor de outros, como Jesus fez (Mt 20:28). Podemos até encarar o seu trabalho como um sacrifício ao Senhor (Rom 12:1). No entanto até mesmo tais pessoas muito ocupadas devem poder guardar uma hora semanal para ir a igreja ou orar, porque o Senhor ouve o grito dos pobres (Sl 34:6).


No entanto existe outro grupo de pessoas, aqueles que perseguem trabalhos com cargas horárias enormes apenas com o desejo de ganhar muito dinheiro. Observe-se que ganhar muito dinheiro não é em si algo mau, desde que utilizemos este dinheiro para servir, o que pode ser difícil sendo que o dinheiro pode trazer ganância (Lc 21:1-4, Mt 19:24).


Deus não criou o Homem para ser um animal de trabalho, e isto é muito evidente no Antigo Testamento onde Deus cria o Sábado para o Homem descançar, tal como o próprio Deus descançou (Gn 2:3). Jesus no Novo Testamento diz-nos que devemos descançar no Sábado mas não ser escravos do Sábado, pois o o Sábado foi criado precisamente para não sermos escravos! E por isso Jesus cura no Sábado e diz-nos que é o Senhor do Sábado (Mc 2:27-28) porque Jesus é o cumprimento da Lei (Mt 5:17-18) e Ele mostra-nos que o verdadeiro propósito do Sábado (Ex 20:8-11) é ter tempo para nos alegrarmos no Senhor Deus (Sl 37:4) mas também servir o próximo, porque nisto alegraremos o Senhor, e isso faz a nossa oração pura e agradável a Deus (Is 1:11-19, Mt 5:23-24).  Isto acontece precisamente porque toda a Lei pode ser sumarizada nos dois grandes mandamentos (Gl 5:14, Mt 22:35-40, Rm 13:8-10) .

Sem comentários:

Enviar um comentário