segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

6 de Dezembro - O Advento

Hoje, em vez de termos uma reflexão semanal com os textos calendarizados como de costume, devo lembrar que estamos já no advento e perto do Natal, que é a data em que nós celebramos a Incarnação do Senhor, uma tradição que já está entranhada na nossa sociedade. O que é então este mistério da Incarnação?

Em primeiro lugar devemos falar sobre a palavra "mistério". Esta palavra muitas vezes no sentido de estarmos a falar sobre algo que não se pode compreender de maneira nenhuma, no entanto não é este o sentido em que a palavra deve ser compreendida. Um mistério de Deus é algo que na realidade nós Cristãos devemos compreender, pois é-nos revelado por Deus. Portanto um mistério é algo que compreendemos através da Revelação Divina e que não podemos compreender sem essa Revelação. Podemos ver isto em várias passagens da Bíblia como Col 2:1-3; Ef 3:2-6; Col 1:26-27 ou Mt 13:11-13). Há porém mistérios que Deus pode ainda não ter revelado e não compreendemos na totalidade, no entanto é possível compreender certos mistérios de Deus parcialmente através da capacidade racional que nos foi dada por Deus, e que devemos utilizar para o amar e glorificar, bem como para servir os outros, pois devemos também amar a Deus com "toda a nossa mente" (Lc 10:13).

Parece complicado decifrar o mistério da Incarnação, como pode Deus tornar-se homem? Os Patriarcas da Igreja debateram sobre este assunto. No seu primeiro Concílio, guiados pelo Espírito Santo para unir a Igreja, escreveram no Credo de Niceia acerca de Jesus: "Deus verdadeiro de Deus verdadeiro", afirmando a essência divina de Jesus. No Concílio de Calcedónia, mais explicitamente lemos "verdadeiramente Deus e verdadeiramente Homem". Mas é isto possível? Devemos clarificar o que queremos dizer quando dizemos que Jesus é Homem e Deus para não cair em confusão. 

Não estamos a dizer que Jesus tem uma natureza Humana e Divina ao mesmo tempo, nem estamos a dizer que há em Jesus duas pessoas, um humano e um divino, nem que Jesus é a pessoa de Deus Pai e também Humano, nem mesmo que é metade Deus e metade Humano. Estamos a dizer que a pessoa de Jesus tem duas naturezas, uma humana e outra divina. Sabemos que há um só Deus, no entanto este Deus não é um ser unipessoal como eu ou você mas sim um ser tripessoal, e uma dessas pessoas é Jesus. A natureza de algo mostra o que esse algo é, e a pessoa de algo mostra quem esse algo é. Portanto se perguntarmos quem é a segunda pessoa da Trindade, a resposta é a pessoa de Jesus. Se perguntarmos o que é a segunda pessoa da trindade, a resposta é Deus (natureza divina) e Homem (natureza Humana). 

Mas agora que já passámos os problemas filosóficos devemos voltar a Teologia e perguntar: porque é que Jesus veio ao mundo? Muitos diriam: para dar um exemplo moral de vida, outros talvez diriam que foi para nos mostrar milagres e nos fazer acreditar, outros que foi para nos ensinar doutrinas importantes. Jesus fez realmente todas estas coisas importantes, mas não foi por isso que Ele veio. Para nos ensinar doutrina e mostrar milagres Deus poderia ter feito sinais nos Céus ou enviado um dos seus profetas, ou até mesmo um anjo. Mas o que Jesus fez na sua vinda a Terra nenhum sinal no Céu, ou anjo, ou profeta poderia fazer. Jesus não veio para nos ensinar, nem para fazer milagres, nem para nos dar um exemplo, embora Ele também tenha feito todas essas coisas, Ele veio para morrer (Jo 12:27). Mas porquê? A resposta está em João 3:16:
Deus deseja tanto viver connosco para sempre e mostrar-nos quem Ele é, que foi capaz de nascer numa manjedoura, numa família pobre, num tempo de pouca qualidade de vida e com o ofício de carpinteiro para depois morrer de uma das formas mais brutais e humilhantes já inventadas por todo o mundo, incluindo aqueles que o estavam a pregar na cruz, e depois de tudo isto exclamou: 
"Perdoa-lhes Pai, porque não sabem o que fazem"
Este é o Deus dos Cristãos, e é por isso que nós o amamos tanto, porque Ele nos amou primeiro (1 Jo 4:19). Graças à Incarnação de Jesus podemos conhecer a Deus, ter os nossos pecados perdoados. Satanás apresente o pecado como benção, mas só vem para matar e destruir mas Jesus vem para termos vida, e a termos abundância (Jo 10:10). A Incarnação é o primeiro passo do plano de Deus para cada um de nós, é o primeiro passo da mais bela história já contada e vivida na Terra. Imagine todas aquelas pessoas que você ama, se não fosse a Incarnação de Jesus não haveria esperança para eles nem para si, mas apenas uma eternidade sem Deus. Assim, há esperança, dê Graças a Deus e espalhe a Boa Nova.

O que interessa no Natal não são as prendas, nem os doces, nem a árvore, nem o jantar em família, nem os presépios, nem mesmo a missa do galo! O que interessa no Natal é Jesus, e é para celebrar a sua vinda que nos devemos preparar neste tempo de Advento!

Sem comentários:

Enviar um comentário