sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Reflexão 25 de Dezembro - Feliz Natal


Caros amigos, hoje celebramos o Natal, a Incarnação de Deus em Jesus Cristo, o início do maior ato de amor da história da humanidade. Quero hoje apenas olhar para a seguinte passagem do Evangelho segundo Lucas (Lc 2:8-11):
Havia pastores que estavam nos campos próximos e durante a noite tomavam conta dos seus rebanhos. E aconteceu que um anjo do Senhor apareceu-lhes e a glória do Senhor resplandeceu ao redor deles; e ficaram aterrorizados. Mas o anjo lhes disse: "Não temais. Trago-vos boas-novas de grande alegria, que são para todo o povo: Hoje, na cidade de David, nasceu o Salvador, que é Cristo, o Senhor.
 Nesta passagem vemos vários elementos da mensagem de Deus:


  • Não temais - Deus está connosco e não devemos temer a sua presença. É bom ter temor de Deus, mas não temer a presença de Deus no nosso coração. Confrontados com as nossas imperfeições e pecados, tememos a presença de Deus pois esta irá expor essas mesmas faltas. No entanto o Senhor está do nosso lado, Ele deseja a nossa Salvação, e tornou-se homem mesmo por isso. Se chamarmos o Senhor ao nosso coração, por muitos pecados que tenhamos estes serão perdoados e a paz será nossa. Pois Deus é amor (1 Jo 4:8) e o perfeito amor expulsa o medo (1 Jo 5:18).
  • Trago-vos boas novas de grande alegria- A mensagem Cristã é muitas vezes apresentada como bons conselhos e não boas notícias: fazei isto e isto e irás para o Céu. É verdade que a mensagem de Deus inclui muitos conselhos, no entanto a mensagem do anjo foi de boas-notícias: eis que nasce Jesus, eis que aqui está o que foi prometido, eis que Deus se prepara para consumar o seu plano de Salvação de toda a Criação. Como resultado do que aconteceu, o mundo tornou-se um lugar diferente.

  • Que são para todo o povo - A oferta de Deus é Universal, é para todos, tal como vemos no verso mais famoso da Bíblia, Jo 3:16 - "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigénito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna.". Nós associamos o Natal aos jantares de família, à boa comida, ao quentinho da lareira, ou até a um certo ritual religioso como ir à missa do galo. Este Natal do mundo tem coisas boas e que podem ser incluídas no nosso Natal, mas apenas como aspetos secundários, pois essas não são a essência do Natal Cristão. Não poderiam ser, pois se fossem esta Escritura seria falsa: há muita gente no mundo que vive na solidão e não tem família para passar o Natal, outros que não têm comida pois vivem na pobreza, e outros não têm a liberdade de ir à igreja no Natal, para estes o Natal do mundo não serve. No entanto não há nenhuma pessoa neste mundo, desde o mais pequeno ao maior, à qual Jesus não convide para tomar parte na sua vida e entrar no seu coração. Não há ninguém que não precise de um Salvador, e à qual esta boa nova não tenha sido dirigida. O Natal Cristão é para todos.
  • Nasceu Jesus, o Salvador - Porque é que nos nasceu um Salvador? Porque precisamos de ser salvos. Do quê? Pergunta o nosso mundo moderno convicto de si mesmo e cheio do vazio de Deus. Precisamos de ser salvos de nós próprios, dos nossos pecados, do nosso ódio, da nossa luxúria, que no fim resulta na separação de Deus, resulta numa morte da alma, que vive para toda a eternidade. Mas Jesus não quer tal destino para ninguém, Jesus ama-te tanto que preferiu tornar-se um homem e morrer numa cruz do que passar o resto da eternidade sem ti. Dizem que se formos todos especiais então nenhum de nós é, mas eu discordo. Este é o sentido em que tu és especial: mesmo que só tu existisses no mundo, Ele viria para ti. 

O meu apelo é este: se ainda não o fizeste, neste Natal, deixa que Jesus não nasça só na manjedoura mas também lá bem dentro do teu coração. Um feliz Natal.

Sem comentários:

Enviar um comentário